06/11/2008

projecto APRENDER A CRESCER

O projecto "Aprender a crescer" é uma iniciativa da Associação Caminhar que traz à nossa sala todas as semanas a alegria e o divertimento das actividades criadas pelas animadoras Marisa Henriques e Ana Cabral.
Trazem histórias, canções e jogos que nos ensinam a crescer pela descoberta da auto-estima, auto-confiança e respeito pelos outros.


Era uma vez um menino chamado Zé Pedro que tinha umas sardas nas bochechas. Os amigos gozavam com ele e ele escondia-se num cantinho porque lhe chamavam “sardinhas”.
O Zé Pedro ficava envergonhado quando lhe chamavam isso e começou a pensar que os amigos não gostavam dele só por ele ter sardas na cara.
Quando foi para casa esfregou muito as bochechas para ver se saíam, mas não saíram. Depois pensou: “Não vou comer mais! Pode ser que assim as sardas saltem das minhas bochechas.”
Depois ficou doente por não comer, e a mãe foi com ele ao médico e ralhou por ele ter sido pateta.
Uns dias depois, os amigos apareceram lá em casa com um presente e disseram:
- Zé Pedro, nós precisamos muito de ti! A nossa equipa está em último lugar, e leva golos atrás de golos. Precisamos que voltes a jogar, para voltarmos a ganhar.
Mas o Zé Pedro respondeu:
- Vão-se embora! Vão-se embora! Não gozem mais comigo!!!
- Mas nós só te chamamos “sardinhas” para que tu faças aqueles bochechinhas fofas.
Mas ele continuou:
- Vão-se embora! Vão-se embora!
Os amigos foram-se embora muito tristes e ele sentou-se sozinho a olhar para o presente e a pensar: “mas porque é que eu disse aquilo? Ia quase perdendo os amigos todos! Se a minha equipa está em ultimo lugar, tenho que ficar bom depressa. Vou já dizer à minha mãe que quero comer muito.”
Ao fim de poucos dias o Zé Pedro voltou à escola muito feliz para jogar à bola e marcar muitos golos. Não tardou que a sua equipa voltasse a ganhar.

E o Zé aprendeu que, com sardas ou sem sardas, todos os colegas queriam ser seus amigos.

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário