26/11/2008

O Passado das instituições - investigação sobres datas, pessoas e factos relevantes

No âmbito do tema curricular “O passado do meio local” os alunos da escola de Longomel procedem neste momento à recolha de informações sobre a história das instituições públicas da freguesia. São particularmente visados a extinta escola de Vale do Arco, a Igreja e as associações culturais e desportivas de toda a freguesia, mas gostaríamos também de recolher informações sobre todo o tipo de estruturas ou locais públicos como, por exemplo, os tradicionais fontanários e lavadouros públicos, outrora ponto obrigatório de encontro, trabalho ou divertimento para toda a população.
Solicita-se a todos os familiares de alunos e à população em geral a colaboração possível no sentido de fornecer todo o tipo de dados: datas, nomes, factos ou lendas criadas em torno destas instituições, locais ou edifícios.
Para além do evidente valor pedagógico deste projecto de aprendizagem, pretendemos também motivar o interesse da comunidade local no projecto com o objectivo de alcançar um nível de rigor e consistência que permita o enriquecimento da entrada sobre Longomel na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Longomel
Quaisquer informações ou sugestões sobre este assunto poderão ser aqui directamente inseridas como comentário a este artigo. Colabore!
Obrigado.
Prof. António Tomás

1 comentário:

Augusto Sousa disse...

Os meus parabéns aos alunos dos 3º e 4º anos, pelo trabalho que têm feito. Fantástico!

Já agora uma sugestão para o lançamento de Longomel na Wikipédia: um mapa. Mostrar aos cibernautas onde se localiza a aldeia, seria um bom ponto de partida.

Continuem o bom trabalho!

Enviar um comentário